Maria Pinto de Lima Ferreira

Dados biográficos:

– doméstica

– filha de José Pinto Faria e de Ana Francisca Lima

– mãe de Deolinda Pinto Ferreira, Carlos Pinto Ferreira e Manuel Pinto Ferreira (filho)

– casou com Manuel Lopes Ferreira Pinto a 31 de Janeiro de 1901

– sogra de Ernesto Cardoso de Oliveira

– faleceu a 11 de Setembro de 1966

ManuelLopesFerreiraeMariaPintodeLima

Arquivo Distrital do Porto

Registo de Casamentos – 1901

PT-ADPRT-PRQ-PVCD12-002-0020_m0002.jpg

 

Notícias completas:
1938

30 DE AGOSTO DE 41 Nas Caldas de Vizela encontra-se desde há dias a sra. D. Maria Pinto de Lima e sua filha D. Deolinda Pinto Ferreira.

13 DE SETEMBRO DE 41 (Junqueira, 10) Regressaram há dias de Vizela as sras. D. Maria Pinto de Lima e sua filha D. Deolinda Pinto Ferreira.

31 DE JULHO DE 43 (Junqueira, 21) Realizou-se sábado passado, na nossa igreja, o auspicioso enlace matrimonial da sra. D. Deolinda Pinto Ferreira, filha do sr. Manuel Lopes Ferreira Pinto e de sua esposa sra. D. Maria Pinto de Lima, com o sr. Ernesto Cardoso de Oliveira, comerciante. Os noivos, após um delicado copo de água, servido em casa dos pais da noiva, seguiram em viagem de núpcias para Coimbra. Aos noivos, desejamos as maiores felicidades.

31 DE OUTUBRO DE 1959 Pelos Bombeiros (…) A Comissão angariadora de fundos para a aquisição da nova “SIRENE”, foi, no passado dia 4 do corrente, de abalada à próspera freguesia da Junqueira. Todos os seus habitantes, gente boa, sã e compreensiva, contribuíram com a mais viva satisfação para a compra da nova “SIRENE”. Concorreram com os seus óbulos, as pessoas seguintes: Com 100$00 – Nuno Villares Salgueiro e José Fernandes Campos. Com 50$00 – Dr. Carlos Pinto Ferreira, Júlio da Costa Amorim, António Magalhães, António Carvalho de Azevedo, D. Inez Pimenta de Fonseca, José Lopes da Costa, Adelino Augusto Cunha e Pereira e D. Ilda Rebelo de Carvalho. Com 30$00 – José Quinteira e Júlio Lopes da Silva Félix. Com 20$00 – Amadeu Faria, Amândio Machado, José Bento Correia, José Ferreira Boucinha, Carlos Gonçalves da Silva Capela, Arnaldo Pinto Braga, D. Amélia Ferreira da Costa, Ernesto Cardoso de Oliveira e um anónimo. Com 10$00 – Alberto Antunes, Júlio Augusto Miranda, João Gomes Araújo, D. Maria Pinto de Lima, Armando da Costa Neves, Joaquim Gonçalves Baptista, Avelino Alves e Armindo da Silva Lopes. Com 5$00 – Alexandrino Cunha, Cândido Alves Remelhe, Joaquim Agra, Adelino Cândido Baptista da Costa, Abel Lopes Moreira, Francisco Lopes da Silva, Galiza de S. Simão e Manuel Baptista da Costa Júnior. Com 2$50 – Tomaz Ferreira Baptista, Carlos Fructuoso da Silva e Adelino Lopes de Almeida. Com 1$50 – Bernardino da Silva. Com 1$00 – Luiz Lopes da Costa, Manuel Fernandes e Marcelino Gomes de Araújo. Com $50 – Cândido Batista da Costa. Num total de 922$50. E assim, Junqueira, os seus habitantes, acabavam de escrever mais uma página de amor e caridade. A todos, o nosso “muito obrigado”! (…)

10 DE OUTUBRO DE 1964 Pelos Bombeiros Depois da publicação, no Semanário “Renovação” das freguesias que se indicam, foram-nos entregues mais os seguintes donativos: Junqueira Com 500$00 – Nuno Vilares Salgueiro; Com 100$00 – D. Almerinda Amorim de Carvalho; Com 50$00 – José Fernandes Campos, Horácio da Silva Nogueira e José Quinteira; Com 30$00 – Lino Lopes Curval; Com 20$00 – José Ferreira Carvalho, João Gomes de Araújo, Paulino da Costa Amorim e D. Maria Martins; Com 15$00 – Adelino Gomes da Costa; Com 10$00 – António de Sousa Leituga, José Lopes Faria, António Ferreira da Costa, Joaquim Barros, D. Cândida Carvalho de Azevedo e D. Maria Pinto de Lima. Com 5$00 – António Fernandes, José Moreira de Sousa, Manuel Fernandes, D. Umbelina Rosa da Cruz, José Fernandes Faria, António Sousa da Silva, Alfredo Joaquim da Fonseca, João Gomes da Costa e Avelino de Sousa Faria. De diversos, com importâncias inferiores a 5$00 – 16$00.

17 DE SETEMBRO DE 1966 Falecimentos D. Maria Pinto de Lima Ferreira Na sua casa da Senhora da Graça, em S. Simão da Junqueira, deste concelho, faleceu, no passado dia 11, a sra. D. Maria Pinto de Lima Ferreira, de 86 anos, proprietária, viúva do saudoso Junqueirense Manuel Lopes Ferreira. A extinta, que pelos seus dotes de carácter, conquistara gerais simpatias de toda a gente daquela freguesia, era Mãe extremosa das sras. D. Ana Pinto Ferreira Quinteira, D. Deolinda Pinto Ferreira de Oliveira e dos srs. Dr. Carlos Pinto Ferreira, ilustre Director deste semanário, e dr. Manuel Pinto Ferreira, Director do 6.° Cartório Notarial do Porto; sogra das sras. D. Felismina de Campos Costa Pinto Ferreira e D. Corina Moreira Pinto Ferreira e dos srs. Ernesto Cardoso de Oliveira e José Quinteira; avó da sra. D. Maria Emelina Campos Ferreira Amorim (ausente no Brasil), do sr. Eng. Orlando Campos Pinto Ferreira, Drs. Fernando José e Eduardo José Pinto Ferreira; e dos estudantes universitários Manuel Bento, José Luiz, Rui Moreira Pinto Ferreira e José César Pinto Ferreira de Oliveira. O seu funeral, que teve lugar no dia seguinte, constituiu uma grandiosa manifestação de pesar, nele se incorporando centenas de pessoas de todas as condições sociais quer desta vila, quer dos concelhos limítrofes, e ainda da cidade do Porto. De casa para o cemitério, efectuaram-se dois turnos, sendo a chave da urna entregue a seu neto, sr. Eng. Orlando Pinto Ferreira. Renovação apresenta a toda a família enlutada, muito especialmente ao seu estimado Director, sr. Dr. Carlos Pinto Ferreira, as suas mais sentidas condolências.

 1 DE OUTUBRO DE 1966 D. Maria Pinto de Lima Ferreira Agradecimento A família desta chorada extinta, há pouco falecida na freguesia da Junqueira, deste concelho, julga ter agradecido a todas as pessoas que se dignaram incorporar no seu funeral, bem como às que assistiram à Missa do 7.° dia que por sua alma mandaram celebrar. No entanto, ressalvando qualquer falta involuntariamente cometida, vem fazê-lo por este meio, a todas reiterando os protestos do seu muito reconhecimento. Junqueira, 26 de Setembro de 1966.

Deixe um comentário